"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". Victor Hugo

Universidade Mineira cria sistema para deixar mais acessível e barato o tratamento de esgoto

31/08/2011 13:38
A UFMG, criou um jeito mais barato de tratamento de esgoto, que seria mais acessível as pessoas que não tem condição de pagar, pois tem um alto custo, e hoje em dia, muitas pessoas não tem tratamento sanitário adequado no Brasil. 

 

Foi desenvolvido,  material de suporte feito de polietileno que pode ser usado em vários sistemas de tratamento de esgoto.
Os microrganismos presentes no esgoto são retidos por meio dessa substância. Habitualmente, para essa função são utilizadas pedras ou material sintético importado.
“A pedra é um material barato, mas muito pesado, o que dificulta o transporte e a colocação no interior das unidades de tratamento. Também é difícil de ser fornecida no tamanho correto, podendo ocasionar problemas de entupimento, além de apresentar pequena área superficial, ocasionando menor retenção de microrganismos”, disse Carlos Chernicharo, coordenador da pesquisa.
O sistema criado apresenta algumas vantagens em relação às técnicas empregadas usualmente, como custo reduzido e alta aplicabilidade.

 

 

 

Por: Maria Hermínia Silva Ferreira Ribeiro Lopes

 

*Com informações de:https://noticias.ambientebrasil.com.br

Pesquisar no site